Até pouco tempo atrás, ter uma carreira de sucesso era marcado por alguns itens:
- Ter ensino superior;
- Trabalhar muitos anos na mesma empresa - pode ser até no mesmo cargo;
- Ter bons benefícios;
- Ter um cargo de liderança (se possível com uma mesa ou sala bem bacana!);
- Ganhar o suficiente para pagar as contas mensais e viajar com a família uma vez ao ano.
Hoje as coisas mudaram. Questões como realização, desenvolvimento, ambição, conquistas, propósito e satisfação profissional entraram em cena. Fora isso, a carreira deixou de ser responsabilidade da empresa - e passou a ser responsabilidade do indivíduo.
Se antes um funcionário reclamava com o RH quando algo ia mal, hoje ele define o que vai estudar, como vai se desenvolver, onde quer chegar - inclusive com ações como sair da empresa, mudar de trabalho ou até mesmo de profissão.
Com um detalhe: não nos prepararam para isso - para sermos responsáveis e assertivos com nossa carreira. Inteligência emocional e desenvolvimento comportamental são habilidades que não constam até hoje da grade curricular nas escolas ou faculdades. Muito menos pensar estrategicamente em carreira.
E quem vai te ajudar a fazer isso, se não é o RH e nem o seu líder? - Um profissional especializado!
Para trilhar uma carreia de sucesso, com resultados positivos, mantendo o foco e a dedicação, sendo assertivo com as escolhas e ajustando comportamentos sabotadores, muitas vezes é necessário o auxílio de um profissional em carreiras: aqui entra o papel do Coach!